Livros brasileiros: 10 romances que marcaram época

A imagem é a foto de uma mulher lendo um livro.

Livros brasileiros: 10 romances que marcaram época

Leitura imprescindível da literatura brasileira, o romance de João Guimarães Rosa, publicado em 1956, foi escolhido pela imprensa nacional e associações estrangeiras como um dos 100 livros mais marcantes do século XX.

O narrador-protagonista, o jagunço Riobaldo, conta suas histórias de vingança, lutas, perseguições, medos, dúvidas e amores pelos sertões de Minas Gerais, de Goiás e do sul da Bahia. Em suas reflexões nosso herói se preocupa com a existência do diabo com quem supostamente teria feito um pacto na juventude. Apesar de algumas evidências nada é confirmado deixando espaço aberto para as interpretações do leitor.

A vida de Riobaldo reflete os conflitos, as projeções, ações e omissões que todo ser humano tem ao longo da vida, em meio a um mundo indiferente. A obra virou minissérie de TV em 1985 e ganhou uma nova versão cinematográfica em 2023.

O segundo livro do escritor José Cândido de Carvalho, lançado em 1964, é ambientado no litoral carioca e conta a história do coronel Ponciano de Azeredo Furtado, que também é proprietário de fazendas de gado.

A narrativa em primeira pessoa utiliza o realismo fantástico, o neologismo, a ironia e metáforas. Ponciano sai do campo para virar negociante na cidade Campos de Goitacazes. Sem se adaptar ao meio urbano e com poucos conhecimentos de finanças, ele é enrolado e quase perde sua fortuna. Sentindo-se injustiçado, vira um cavaleiro defensor dos oprimidos e parte para uma série de aventuras. Caça uma onça-pintada, encara uma sereia e luta contra um lobisomem, “bicho de muita astúcia no atacado e no varejo” segundo o coronel.

Assista ao trailer do filme de 2005.

Inspirado na passagem bíblica “O Sermão da Montanha”, “Olhai os Lírios do Campo” é um dos maiores clássicos do romance brasileiro. Escrito por Érico Veríssimo e publicado em 1938, nos leva a pensar sobre o sentido da vida e os valores que podemos ter.

“Olhai os Lírios do Campo” teve adaptações cinematográficas, a primeira em 1947 na Argentina, virou filme para a TV brasileira em 1980 e você pode fazer o download do livro em PDF de domínio público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *